Após seis anos desde sua última edição, a EXPOMAR volta ao cenário turístico e econômico da região.
A Prefeitura Municipal de Nova Marilândia, realizou no período de 18 a 21 de Agosto a 5ª EXPOMAR, no espaço reservado para as exposições na cidade. Foram quatro dias com uma extensa programação, incluindo, rodeios, ranch sorting, montaria em carneiros, shows nacionais, shows pirotécnicos, entre outras inúmeras atividades. O público teve a entrada franca durante todo o evento, apenas os camarotes foram colocados a venda. Segundo estimativa da Polícia Militar e da Comissão Organizadora, mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento durante os quatro dias da quinta edição da EXPOMAR 2022.
Em sua fala, o Prefeito Jefferson Souto, agradeceu a participação do público local e de outras regiões do estado. Agradeceu a compreensão do público, devido aos transtornos gerados devido a grande ventania que danificou a cobertura dos camarotes, e da forte chuva que caiu durante a noite forçando o cancelamento das programações no primeiro dia, agradeceu a compreenção da dupla Pedro Paulo e Alex e do Lambassaia, que compreenderam a situação e aceitaram a mudança da programação, ressaltou a importância da equipe da Secretaria de Infraestrutura que fizeram o possível e o impossível para que o evento viesse a acontecer e que deram ainda mais de si, após a destruição causada pela forte ventania, a toda equipe organizadora que com muito carinho e dedicação se doaram para que tudo saísse da melhor forma possível, agradeceu a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso que disponibilizou inúmeros pms, força tática, cavalaria e várias viaturas, garantindo a segurança de todo o evento, mas acima de tudo agradeceu a Deus que guardou cada momento daquela grande festa, e que também o proporcionou a realização de um grande sonho, que era devolver ao povo marilandense a maior festa agropecuária do município, a EXPOMAR.

Vale ressaltar que antes do evento, foi realizado a escolha da Rainha e da 1ª e 2ª Princesa da Expomar 2022, o evento foi realizado no último sábado, 13/08, no centro de eventos da cidade.

O show da dupla Pedro Paulo e Alex que seria realizado no dia 18/08, foi transferido para o dia 19/08 devido as transtornos causados pela ventania e forte chuva, e por isso que no dia 19 de agosto tivemos dois grandes shows, abrindo a noite, tivemos o show da dupla PPA, em seguida, um mega show com a Banda Lambasaia e após, a banda Alto Astral, no sábado, dia 20/08, foi a vez do show da dupla Guilherme e Santiago, após, banda Alto Astral e encerrando a noite, uma grande apresentação com o DJ Taylor, fechando com chave de ouro essa grandiosa programação, um grande show com Léo Henrique e Rennan, no dia 21/08.

Durante a manhã e tarde dos dias 20/08 e 21/08, foi realizado as provas de ranch sorting, à noite, as etapas da montaria em carneiro. E o grande rodeio aconteceu durante todas as noites na grande arena da EXPOMAR 2022.

O evento contou com a presença do Prefeito Jefferson Souto, do Vice Prefeito, Joarez José, da Primeira Dama e Secretária Municipal de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Amanda Chulz, dos Secretários Municipais, Vereadores, entre outras autoridades municipais e estaduais.