É importante essas campanhas que marcam o Dia Mundial do câncer, porque é uma doença muito temida e nós sabemos que ela tem uma parte que pode ser hereditária e a outra parte que são fatores de vida que inclinam para o surgimento da doença, por exemplo, o câncer de pulmão é mais frequente em quem é tabagista. Já o câncer de colo de útero é mais frequente em mulheres que não fazem o preventivo ou que na adolescência não tomaram a vacina ante HPV.
•Quando falamos em prevenção ao câncer, é sempre bom lembrar que existem 2 tipos. O primeiro tipo é o que chamamos de prevenção primária, que significa ter um estilo de vida saudável. Se alimentar bem, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar o peso corporal e o consumo de bebida alcoólica, dormir bem e se proteger do sol resume bem o que é um estilo de vida saudável. Esse tipo de prevenção pode evitar cerca de 30% dos cânceres, que são aqueles diretamente relacionados com os nossos hábitos
•O segundo tipo de prevenção é a secundária, que são medidas que devem ser tomadas para assegurar o diagnóstico precoce. Essas medidas não evitam o câncer, mas, atenção, salvam vidas. Exemplo de prevenção secundária: todas as mulheres, a partir dos 40 anos, devem ter anualmente uma consulta com um especialista e fazer o exame de mamografia com o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama. Quando o câncer é descoberto no início, as chances de cura são superiores a 90%.