Na última sexta-feira (05), o Poder Legislativo de Nova Marilândia - MT realizou a cerimônia da Instalação Simbólica da Procuradoria Especial da Mulher, sendo nomeada Procuradora Especial da Mulher a Vereadora Tatiana Rogéria da Silva, sendo a Procuradora adjunta a Vereadora Cida Picalho.

As cidadãs marilandenses, desfrutaram de um encontro agradável em formato de chá da tarde. O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade como forma de homenagem  às mulheres empreendedoras e à mulher cidadã.

(Imagem: Ana Letícia Fernandes)

A Procuradoria especial da mulher tem como competência promover e incentivar políticas públicas para a proteção e instrução de direitos da mulher, sua criação no âmbito do Legislativo, tem o objetivo de fortalecer a democracia, aproximando as cidadãs da participação política perante o poder público, fazendo com que esta Casa de Leis cumpra ainda mais a sua função democrática perante o poder público e a sociedade civil organizada.

Após declarada aberta a sessão solene, presidida por Cida Picalho, Presidente da câmara de vereadores. Foram chamados à mesa as autoridades: Vereadora Tatiana Rogéria da Silva, Prefeito Jeferson Souto, Secretária da Assistência Social Amanda Shulz, Padre João Paulo dos Santos, Vereadora Michele Cristina Carrasco Mauriz Proc da Mulher pelo município de Diamantino, Tem. Cel.PM Comandante da 9ª CIPM Claudia  Regina Soares, Comandante da PM em Nova Marilandia Ildemar Pereira.

Prece e execução do Hino Nacional. (Imagem: Ana Letícia Fernandes)

O Padre João Paulo fez uma fala em homenagem às mulheres destacando a mulher na sociedade e família, relembrando de Maria, mãe de Jesus. Em seguida,  todos ficaram de pé e rezaram a ave Maria, seguido da execução do Hino Nacional.

Foram convidadas ao centro do plenário as Vereadoras Tatiana e Cida Picalho para tomar posse como Procuradora da Mulher e Procuradora adjunta, onde assinaram o XXXX declarando assim, instalada a Procuradoria Especial da Mulher e formando assim sua primeira composição oficial.

(Imagem: Ana Letícia Fernandes)

A Dep. Professora Rosa Neide felicitou através de áudio para todo o plenário a posse da Procuradoria da Mulher, seguida pela fala da Procuradora da Mulher Vereadora Tatiana Rogéria, que agradeceu a oportunidade, falou sobre a importância da mulher na procuradoria e sobre seus planejamentos futuros.

As convidadas de Diamantino, Coronel Regina e Proc. da mulher Ver. de Diamantino Michele Cristina  relataram sua experiência com algumas vítimas de agressão, e a ação realizada na cidade de Diamantino para dar suporte às essas vítimas juntamente com as empresas, para realizar ações que auxiliem a independência a mulheres, e inseri-las ao mercado de trabalho, utilizando a experiência de tarefas domésticas para que possam gerar renda e manter suas famílias.

(Imagem: Ana Letícia Fernandes)

Finalizando a cerimônia, a Presidente Vereadora Cida Picalho prestou uma homenagem à moradora mais antiga da cidade, a Senhora Constantina Pereira, oportunidade em que foi entregue um presente especial, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. E sorteadas camisetas comemorativas da procuradoria especial da mulher.