Projeto PM Mirim de Nova Marilândia

O Projeto Policial Mirim encontra-se em desenvolvimento, foi iniciado oficialmente em setembro deste ano pela Câmara de Vereadores de Nova Marilândia.
Desde o final do ano de 2021, as idealizadoras do programa, Vereadora Maria Aparecida Picalho juntamente com a Tenente Coronel Cláudia Regina Soares, vem fazendo reuniões, conversas, estudando e visitando outros Projetos de Policial Mirim desenvolvidos por outras cidades, como o PM Mirim de Nobres.
O projeto recebe apoio da Secretaria de Educação através do Secretário Jhon Kleiton Natal.
A Polícia Militar dá suporte  ao projeto através da Tenente Coronel Regina Soares, que tomou posse do Comando da 9°CIPM em 06/06/2022, sendo responsável pelas cidade de Diamantino, Nova Marilândia, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis e Santo Afonso, juntamente com os Policiais Militares, 2° Sargento PM Pereira, 3° Sargento PM Falcão, Cabo Adriano e Soldado Pinho, do Núcleo de Polícia Militar de Nova Marilândia “Cabo PM José Carlos Gonzaga”, In Memória.
Foi solicitado ao Deputado Sebastião Rezende, parceria para o fardamento das crianças do projeto, que prontamente atendeu a solicitação e enviou recursos via secretaria da educação para esse fim.
A iniciativa é resultado da busca por colaborar e resguardar nossa população juvenil, pois serão eles o nosso futuro, tendo em vista as dificuldades que se enfrentam hoje, na educação dos filhos, e atuação do jovem no contexto socioescolar, diante de questões como preservação do patrimônio público, relações humanas e respeito às diferenças, com isso, visa contribuir para a diminuição da violência e criminalidade, desenvolvendo nos participantes valores éticos, sócio-culturais e meios de preservação do planeta.
No decorrer do programa, aprendizes receberão instruções nas áreas sócio-educativas e culturais, como direitos humanos, cidadania e higiene pessoal, através de aulas e palestras, cultura militar, ações preventivas técnicas para iniciação musical e artes cênicas, além de recreação, passeios e visitas. O esporte também faz parte do currículo do projeto.
As escolas acompanham os alunos, observando desde o rendimento escolar, comportamento, civilidade, relações interpessoais e com autoridades.
Ao final do programa, será entregue ao Policial Mirim, um certificado de participação para os estudantes que atingirem o desenvolvimento esperado de questões como disciplina, relações humanas, ética, cidadania e exemplo de vida.
A Coordenação Geral do Projeto, composta pela Vereadora Maria Aparecida Picalho, Tenente Coronel Regina, Secretário da Educação Jhon Kleiton Natal e Sargento Pereira, diretora Rosimeire e coordenadora Vandilene  convidaram discentes, entre meninos e meninas com idades de 9 a 12 anos, da Escola Estadual 1° de Maio e Escola Municipal Criança Esperança.
As crianças demonstraram bastante interesse, e se inscreveram para participar do programa. Foram disponibilizadas 40 vagas, porém o programa obteve muitos interessados com mais de 60 alunos inscritos, sendo oportuno ampliar para 45 o número de vagas além da necessidade de realizar uma escolha dos participantes através de um sorteio.

O Projeto Policial Mirim de Nova Marilândia, atualmente tem suas atividades desenvolvidas nas quintas e sextas-feiras 13h no Núcleo de Polícia Militar de Nova Marilândia e dependências da  Escola Estadual 1° de Maio.
Desde setembro, já ocorreram palestras de primeiros socorros, pelo Soldado José Robert Lachmann Andrejewski e Soldado Daniel Antônio Scaravelli da 5ª companhia Independente Bombeiro Militar - Nova Mutum e Palestra a respeito da prevenção do uso e tráfico de drogas, importância dos estudos, sonhos e trabalho, pelo Delegado Hugo Abdon de Araújo Lima da Polícia Civil de Mato Grosso, Regional Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso e Nova Marilândia.

As crianças estão sendo introduzidas à cultura militar. Foram apresentadas as dependências do Núcleo de Polícia Militar de Nova Marilândia “Cabo PM José Carlos Gonzaga” In Memória e suas viaturas, e ainda, na comemoração da Independência do Brasil, dia 7 de setembro, as crianças desfilaram no pelotão do Projeto PM Mirim juntamente com os PMs no desfile em homenagem à pátria que ocorreu no município.

O Projeto PM Mirim, está aberto para novas parcerias tanto com empresas quanto com a sociedade que possui interesse em contribuir.

#Juntosfazemosmaisemelhor