Para fortalecer a presença feminina na política, nesta quarta-feira (23) será realizado 1º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso - Elas fazem a Diferença - realizado pela União das Câmeras Municipais do Estado de Mato Grosso, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

Sob a coordenação da vereadora por Porto dos Gaúchos (649,2 km de Cuiabá), Luciane Bundchen Macedo (União Brasil), o evento é direcionado para todas as vereadoras e, claro, mulheres que buscam marcar sua presença nos vários espaços de poder. Assim, tendo como principal foco a valorização da mulher, em particular, na ambiência política. 

Segundo Luciane Bundchen, há muitos anos não ocorre um evento direcionado às vereadoras em Mato Grosso, que possui 220 vereadoras eleitas, ‘totalizando em pouco mais de 10% dos 1.404 parlamentares eleitos’.

De acordo com dados compilados pelo site Nexo, nove mil mulheres foram eleitas como vereadoras no Brasil, 16% do total, frente a 84% de homens eleitos (47,3 mil) para as câmaras municipais. 

Se comparado com os dados do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições municipais de 2016, do universo de 57,8 mil vereadores eleitos no país, 7,8 mil eram mulheres - ou seja, 13,5% do total. Apesar do ligeiro aumento no número de vereadoras entre 2016 e 2020, a representatividade feminina nas câmaras de vereadores brasileiras segue bem abaixo da proporção de mulheres no eleitorado. Ainda que as mulheres representem 52,5% do eleitorado brasileiro, de acordo com o TSE.

“Há muitos anos não temos um evento voltado apenas à mulheres, já que todos são realizados em conjunto com os homens. Ou seja, nosso intuito, na realização desta convenção, é fortalecer as mulheres na política, nos unir e também incentivá-las”, diz 

Ainda salientando que o maior objetivo é fortalecer a mulher na política e combater a violência política de gênero, ao citar os ataques feitos às vereadoras de Indiavaí, Araputanga e Lucas do Rio Verde, por seus colegas de parlamento recentemente.

“A violência política acontece em todo país, e Mato Grosso não está isento, temos como provas os impecilhos colocados aos projetos de vereadoras das cidades do interior do estado. Além delas, várias outras parlamentares estão passando pelas mesmas situações, mas não as tornam públicas. Ou seja, está é hora de nos unirmos e mostra que não estão sozinhas”, enfatiza

O evento contará com palestras da deputada emedebista, Janaina Riva, da suplente de vereadora e integrante do Movimento Conecta e Grupo Até Quando?, Maysa Leão e a jornalista Laura Petraglia, assessora e expert em marketing digital.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais.